Bernardo Faria

17-05-2011 20:55

Bernardo Faria segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 14:53:01 Por Eduardo Ferreira

Atual campeão mundial de Jiu-Jitsu, Bernardo Faria deu show na Itália, mas nem tudo terminou com o casca-grossa sonhava na BJJ Professional Cup, que aconteceu no último fim de semana. Após vencer Raphael Abi-Rihan na super luta e bater Lúcio Lagarto na final da categoria, ele duelou com Rômulo Barral pelo ouro absoluto. A vitória veio, mas não o “gostinho de campeão”. Na entrevista exclusiva, que você confere abaixo, analisou a posição contra Barral e voltou seu foco para o Mundial de Jiu-Jitsu, descartando o rótulo de favorito, e pleiteou um convite para disputar o ADCC 2011. “Meu sonho é lutar o ADCC, e ainda não tem ninguém da Alliance na categoria até 99kg. Gostaria muito de ser convidado”, disse.

 

O que você achou da sua performance no campeonato, vencendo a luta casada e a categoria?

 

Eu fui bem na luta casada. Consegui lutar bem com o (Raphael) Abi-Rihan, que é um excelente atleta, de alto nível. Consegui fazer uma luta boa, graças a Deus. Na minha categoria, lutei com o (Lúcio) Lagartão, consegui ganhar dele, 2x0, depois me classifiquei para a final e consegui ganhar do Chicão também, finalizei. No absoluto, finalizei nas duas primeiras e lutei com o Lagartão de novo, consegui fazer 6x2, mas não tenho certeza.

 

No absoluto, porém, não terminou do jeito que você queria, né?

 

É verdade. Na final do absoluto infelizmente aconteceu aquilo que a galera viu. Eu fiquei chateado pra caramba, não tenho nem o que falar. É difícil até explicar o que eu estou sentindo... Não é aquela sensação de ser campeão absoluto de Jiu-Jitsu. O Rominho é um cara que eu admiro para caramba. Eu lembro que quando eu saí de Juiz de Fora, e tinha que decidir para aonde eu ia, e ele ofereceu de eu morar dentro da casa dele, e eu não esqueço disso. Mas, infelizmente, dentro do tatame, a gente tenta esquecer a amizade, tenta esquecer tudo.

 

Ele é um dos caras que eu mais admiro e respeito no Jiu-Jitsu... Acho que todo mundo sabe disso, inclusive ele. Se, em alguma parte, eu errei, já pedi desculpas. A gente já conversou, mas acredito que eu tenha lutado dentro da regra e não fiz nada de errado. Pelo clima chato que ficou ali, eu pedi desculpas para ele, porque eu não gosto de me sentir desse jeito. Mas estou feliz porque fui campeão peso e absoluto, e na luta casada... No absoluto eu não fui tão campeão, né? (risos) No absoluto, eu fui para a final... Não sei se eu fui o campeão.

 

Como foi a posição?

 

Ele encaixou uma chave de joelho, que estava pegando na lateral do meu joelho. Eu reclamei com o juiz, mas em momento algum eu falei ‘ai’ ou qualquer coisa que seria para ele me desclassificar. Poderia, talvez, ter tomado uma punição por ter reclamado com o juiz, que o atleta não pode falar, tem que lutar... Mas nada justificaria isso. Aí o Rominho tentou soltar tudo, encerrar a luta, e eu falei para o juiz dar a vitória para ele desclassificar os dois, aí ficou um clima chato... Não tem muito o que falar.

 

A festa não foi tão completa como você gostaria, né?

 

É... Estou satisfeito porque eu fiz boas lutas, mas disso daí eu não sei, cara.

 

E agora o foco é no Mundial?

 

Com certeza.

 

E essa grana, vai investir na carreira?

 

É a minha carreira (risos). Eu vivo disso, e eu preciso estar sempre colocando dinheiro na minha vida. O dia que eu parar de lutar, eu penso em investir em outra coisa (risos).

 

Como atual campeão, todo mundo vai estar te mirando. É mais difícil lutar assim?

 

Cara, eu não me preocupo com isso. Tem campeonato que eu chego achando que vou perder e ganho, tem campeonato que eu acho que vou ganhar e perco... Então eu acho que é treinar, rezar para eu estar em um dia bom e para vencer, não tem muito o que fazer.

 

Você também quer uma vaguinha no ADCC 2011?

 

Meu sonho é lutar o ADCC, e ainda não tem ninguém da Alliance na categoria até 99kg. Gostaria muito de ser convidado.